Artesanato para iniciantes – As melhores ideias

Se você está no ramo de artesanato para iniciantes, ou mesmo pensando em dar este passo, vale a pena conhecer ideias fáceis e lucrativas. Isso porque, esse é um dos trabalhos mais crescentes dos últimos anos, com diversas oportunidades.

Afinal, é um mercado promissor para itens de casa, pessoais ou mesmo presentes, tudo personalizado e único. Algo bem diferente do que é encontrado nas grandes lojas e redes, que fabricam em massa.

Então, pegue o seu bloquinho de notas e venha conhecer algumas opções práticas do que começar a criar!

Artesanato para iniciantes – As melhores ideias
Artesanato para iniciantes – ideias para começar

1# Crochê

Claro que não poderíamos ter um post falando de artesanato sem falar do crochê.

Em suma, é uma das técnicas mais antigas e que faz sucesso. Seja na criação de tapetes e roupas, ou mesmo para caixinhas, mesas (toalhas), detalhes em toalhas e outras peças e assim por diante.

Inicialmente, o crochê parece algo difícil, mas a realidade é que existem diversos tutoriais que você pode seguir o passo-a-passo em casa. Assim, ao mesmo tempo em que treina, já está produzindo para vender.

2# Macramê

O macramê é uma técnica de tecelagem que ganhou o coração do público no último ano. Isso porque, além de ser uma peça bonita e elegante, combina com diferentes espaços.

Ao contrário do crochê, aqui você não usa nenhum tipo de ferramenta. Tudo é feito com fios e as suas mãos, fazendo trançados e nós para prender. Além disso, muitas das principais peças contém fios soltos, que dão um visual bem diferente.

Essa técnica é usada para fabricação de bolsas, porta-vasos, “quadros” para parede, roupas e mais.

3# Brinquedos para bebês

As últimas décadas foram marcadas por um avanço na tecnologia e, com isso, os brinquedos mudaram muito.

Entretanto, isso também impulsionou um movimento de mudança, onde muitos pais, amigos e familiares optam por brinquedos mais simples e interativos.

Sendo assim, é aqui que o artesanato para iniciantes ganha força. 

Assim, o foco é produzir coisas que estimulem o sensorial da criança, bem como a imaginação e a criatividade.

Por isso, você pode produzir tabuleiros de jogos, barquinhos, itens de feltro (como fantoches) e mais. Aqui também se destaca os itens de decoração para bebês. Como as nuvens de feltro com o nome da criança.

4# Bolsas, mochilas e necessaires

De maneira geral, as bolsas e mochilas são indispensáveis na rotina e funcionam para todas as idades.

Se as crianças precisam de mochilas para levar o material escolar desde o maternal e até nas creches, os adultos utilizam bolsas, mochilas e necessaires para guardar itens de uso pessoal, trabalho, estudo ou mesmo na hora de sair para algum evento.

Dessa forma, você pode produzir diferentes itens. Como as carteiras com base de caixinhas de leite, necessaires de tecido, bolsas e mochilas de crochê e muito mais.

A vantagem é que você pode fazer exatamente como o cliente está buscando, tanto nas medidas quanto as cores e divisórias.

5# Itens para pets

Os pets são os grandes amigos dos seres humanos. Fazem parte da rotina, promovem momentos únicos e tem necessidades especiais.

Não à toa, existe um grande mercado para esses peludos.

Assim, você pode criar casas de MDF para os animais dormirem, fazer roupas e até coleiras, com destaque para as plaquinhas personalizadas, ou mesmo itens de brinquedos. Como as bolinhas e itens recreativos para petiscos.

6# Caixas e porta-coisas

O artesanato para iniciantes também envolve itens de armazenamento, indispensáveis na rotina.

Portanto, você pode produzir as caixinhas de crochê para venda, ou mesmo de madeira, resina tecidos ou usando diferentes materiais.

Com isso, você pode produzir porta-canetas, papel, esmaltes, maquiagens e muito mais.

7# Artesanato para iniciantes: personalizando itens

O ramo do artesanato também permite que, ao invés de criar do zero, você personalize itens prontos. Sejam aqueles que os clientes levam até você ou aqueles que você mesmo compra.

Por exemplo, você pode personalizar caixinhas de MDF com tecidos, pedrarias e resinas, ou mesmo pintar essas caixas e guardanapos.

A personalização de roupas, toalhas de banho e outros itens da casa também atrai o público que quer algo diferente, que não pode ser encontrado facilmente.

8# Velas aromáticas, sprays e itens de banho

O artesanato também está no cuidado diário, relaxamento e no amor próprio. Por isso, diversas peças são vendidas a cada minuto com esse foco.

Dentre elas, podemos falar das velas e sprays aromáticos, que dão um cheirinho único para o ambiente e, muitas, possuem ação antibacteriana, elimina insetos e revitaliza as energias.

Além disso, os itens de banho vêm ganhando novos adeptos. Como os sais de banho, esfoliantes, esponjas naturais e sabonetes. Mas, se preferir, você pode criar porta-toalhas, itens de decoração em geral, espaços de armazenamento e assim por diante.

São diversas oportunidades em um único cômodo da casa.

9# Papelaria

A papelaria também é um dos ramos mais indicados de artesanato para iniciantes, já que são diversos produtos e o investimento inicial pode ser mais barato.

Dessa forma, você pode começar personalizando ou criando capas, porta-objetos e até bloquinhos de notas únicos.

Mas também pode fazer topos de bolo, laços, quadros, caixinhas, painéis e até aquelas caixas temáticas. Como uma caixa tema do filme Harry Potter com envelopes, papeis, carimbos e outros itens que remetem ao filme/livro.

10# Artesanato para iniciantes: mais ideias para você testar

Por fim, vale destacar que o artesanato é um dos ramos mais amplos do mercado e, você pode encontrar exatamente aquilo que ama fazer e que vai garantir bons lucros.

Assim, você pode produzir luminárias incríveis em garrafas, com tecidos e telas, ou mesmo terrários e vasos diferentes. O patchwork também é uma técnica interessante, que usa retalhos para criar produtos, sejam bolsas, panos de prato ou até colchas e cobertores.

Os amigurumis também vem ganhando o coração do público, mas exige um pouco mais de treino para produzir peças personalizadas. Como copiar aquela foto do cachorro da família.

Sendo assim, existem diversas oportunidades incríveis e você pode começar a testar agora mesmo!

Gostou das nossas ideias? Que tal conferir os outros posts sobre artesanto?

Crochê Moderno: Dicas e ideias

Artesanato com feltro: 5 ideias para produzir e faturar

Artesanato criativo para vender – Como lucrar com artesanato