Crochê Moderno: Dicas e ideias

Apesar de ser um artesanato muito comum, o crochê moderno ainda causa impasse na hora de inseri-lo na decoração ou na criação de peças, pois na maioria das vezes as peças modernas de crochê são ricas em cores e detalhes difíceis de combinar.

Mas não se preocupe, porque hoje vamos te ajudar a incorporar os mais lindos trabalhos em crochê na decoração da sua casa e no seu guarda-roupas.

O crochê moderno está em alta e vai deixar sua casa muito mais charmosa. Além disso, existem mil e uma razões pelas quais você pode se beneficiar ao aprender um trabalho manual.

Crochê Moderno: Dicas e ideias
Croche Moderno

Para começar, por que aprender o crochê moderno?

  • Diminuir o estresse e focar sua atenção em algo específico,
  • Estimular não só a concentração, mas também a memória. Pesquisas demonstram que crochê é benéfico na luta contra a doença de Alzheimer, você sabia disso? Sim, ele estimula o raciocínio, a concentração e a coordenação motora.
  • Se desligar das telas e fazer uma pausa na hiper conexão,
  • Aumentar a criatividade, com ou sem kit de crochê,
  • Fazer presentes originais e personalizados para entes queridos,
  • Tecer suas próprias roupas e acessórios,
  • Ter orgulho de si mesmo ao olhar algo que você mesmo produziu!

Crochê moderno: Dicas para iniciantes 

As pessoas podem ter feito crochê por séculos, mas nos últimos anos o ofício experimentou uma espécie de renascimento. 

Os influenciadores do crochê moderno surgiram em todas as mídias sociais, o retorno do crochê na moda convencional e a mudança para o artesanato sustentável estão inspirando os crocheteiros iniciantes a pegar a agulha e dar asas à imaginação.

Se deseja fazer suas próprias roupas usando o crochê quadrado da vovó, quer aprender a reciclar usando o crochê ou criar bolsas multicoloridas, as dicas a seguir ajudarão a dar os primeiros passos.

Compre o fio da espessura certa

O fio de espessura média é particularmente adequado para iniciantes aprenderem crochetar. Assim que ganhar alguma experiência, também poderá realizar projetos com fio mais fino ou grosso.

Por exemplo, para os fios bastante finos são usadas agulhas mais finas e confeccionadas em aço. Algumas agulhas mais grossas são feitas de plástico, alumínio ou bambu.

Ao comprar o seu fio, certifique-se de que as fibras do fio se unem de forma compacta. A embalagem geralmente indica qual tamanho de agulha utilizar, se tiver dúvidas pergunte ao atendente, eles sempre sabem qual a melhor agulhar para cada tipo de fio.

Terminologias

É muito importante entender as terminologias que você vai encontrar no mundo do crochet, assim você já vai se familiarizando:

  • Amostra, serve para calcular o número de pontos e a quantidade de material necessários para um trabalho que requer um tamanho específico
  • Motivos, são os desenhos como flores, folhas, etc. geralmente confeccionados em separado e incluídos no trabalho ao final.
  • Padrões, a textura ou relevo repetitivo no crochê, como xadrez, listras, conchas, etc.
  • Receita, é a descrição do passo a passo para efetuar determinado trabalho em crochê
  • Gráfico, é a representação gráfica de um motivo, padrão ou peça de crochê;

Como ler o gráfico das receitas

Esses símbolos podem parecer confusos e sem sentido para você, por isso é importante entender as abreviações. Algumas receitas vêm acompanhadas de legendas mas depois de alguma prática você memorizar e não precisará mais recorrer a tabela de legenda.

Com isso você será capaz de interpretar muitas outras receitas, pois esses os símbolos são universais. 

Na receita você também encontrará a lista de materiais necessários para produção daquela peça. Tais como, marca e cor da linha a ser utilizada, o diâmetro da agulha, bem como alguma outra dica adicional que você deva saber antes de começar. 

A maioria das receitas também traz uma foto do produto pronto, isso ajuda a ter uma ideia de como ficará o trabalho.

Para criar a peça deste exemplo aqui, os materiais são os que descrevemos a seguir.

Tenha uma tabela de pontos como guia, assim você conseguirá ler as receitas mais facilmente.

Mantenha seus acessórios em ordem

Ter boas ferramentas já é metade do trabalho, como dizem, e o mesmo vale para o crochê moderno. Todo iniciante para começar bem deve ter uma fita métrica, uma boa agulha, uma tesourinha para cortar as linhas e marcadores de pontos – muitos marcadores de pontos! 

Os marcadores de ponto são seus melhores amigos porque ajudam a lembrar quando é hora de mudar algo no crochê, onde é o ponto inicial ou final, onde começa uma peça específica e quantas voltas já fez. 

Escolha um projeto de crochê fácil e acessível para começar, veja abaixo algumas ideias de bolsas de crochê modernas para te inspirar.

Resumindo, essas foram nossas dicas e ideias de crochê moderno, gostou? Deixe seu comentário abaixo, vamos adorar!

Que tal conferir outros artigos do blog?