Tipos de Dieta – Quais as Diferenças entre elas?

Quais tipos de dieta existem? Qual a diferença entre elas? Qual dieta é a mais eficaz na perda de peso? Estas são questões muito populares entre as pessoas que procuram reduzir seu peso.

Diferentes tipos de dietas ganharam popularidade ao longo dos anos por seus impactos visíveis, outros benefícios e pelas crenças que seus defensores espalham por meio da mídia e outros canais.

Apesar da popularidade, algumas informações podem ser enganosas. Para ajudá-lo a analisar entre o fato e a fantasia, aqui estão os detalhes dessas dietas comuns de perda de peso para direcioná-lo a tomar a decisão certa.

Você deve ter ouvido que uma dieta em particular é mais benéfica do que a outra ou garante uma rápida perda de peso dentro de um período mais curto. Isso pode ser verdade, mas quais são os outros prós e contras envolvidos?

Tipos de Dieta - Quais as Diferenças entre elas?
webpostnews.com – Tipos de Dieta

É importante entender que “a carne de um homem pode ser o veneno de outro”; com isso em mente, saiba que existem diferentes tipos de dietas para diferentes tipos de corpo.

Diferentes Tipos De Dietas Para Perder Peso

As dietas podem ser definidas como planos fixos ou de consumo periódico para uma finalidade específica, como perda de peso ou ganho de peso.

Particularmente para perda de peso, alguns planos de refeições são saudáveis e sustentáveis a longo prazo, enquanto outros, embora eficazes a curto prazo, são muito restritivos e podem prejudicar seu corpo.

Enquanto algumas dietas restringem carboidratos, calorias ou gorduras não saudáveis, outras se concentram em reduzir o apetite. Então, quais são os diferentes tipos de dietas?

1. A Dieta Mediterrânea

Copiando muito dos hábitos nutricionais das pessoas do sul da Europa, ou seja, Grécia, Creta, sul da Itália, Espanha, sul da França e Portugal, esta é uma dieta rica em vegetais que restringe a maior parte da ingestão de carne.

Alimentos vegetais, grãos integrais, feijão, azeite, sementes e nozes são preferidos, e os principais alimentos lácteos são queijo e iogurte. Algumas aves, vinho e quantidades moderadas de peixe são permitidas.

Legumes são consumidos em todas as refeições, e o peixe é preferido ao frango. Em vez de manteiga, marinadas ou molhos para saladas, recomenda-se óleo (particularmente azeite). Além disso, grandes quantidades de grãos integrais, nozes e ervas são consumidas.

Benefícios incluem:

  • Ajuda com a depressão. De acordo com um estudo publicado no HHS Public Access, este plano alimentar pode proteger contra o desenvolvimento de sintomas depressivos na velhice;
  • Ela controla os níveis de açúcar no sangue;
  • É uma dieta de perda de peso saudável e sustentável;
  • Pesquisas extensivas confirmam que melhoram a qualidade de vida e reduzem o risco de doenças como demência e doenças cardíacas.

2. Dieta Vegetariana

Os vegetarianos não consomem produtos de origem animal por razões éticas, de saúde ou ambientais. Além disso, eles proíbem a exploração animal e a crueldade.

Quais são os diferentes tipos de dietas vegetarianas? Os tipos de vegetarianos incluem veganos, vegetarianos lacto-ovo, ovo-vegetarianos, semi-vegetarianos, pesco-vegetarianos e vegetarianos da dieta alimentar viva, levando a algumas variações em seus planos alimentares. Por exemplo, os lacto-ovos não comem alimentos de origem animal além de laticínios, mel e ovos.

O veganismo é o tipo mais rigoroso de vegetarianismo porque, além da carne, não permite o consumo de ovos, laticínios ou produtos derivados de animais, como mel, gelatina, soro de leite, albumina, caseína ou alguns tipos de vitamina d-3. Além de razões éticas, de saúde e ambientais, eles evitam produtos de origem animal para fins compassivos.

Benefícios incluem:

  • É pobre em gordura e rica em proteínas; portanto, contribui para a perda de peso, fazendo com que se sinta mais cheio por mais tempo.
  • É uma dieta à base de plantas. Portanto, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e morte prematura.
  • Como a carne processada é restrita, o risco de Alzheimer, câncer ou doenças cardíacas é minimizado.
  • Minimisa o risco de doenças coronarianas, pressão alta e obesidade.

No entanto, esta dieta também tem desvantagens:

  • Pode levar à deficiência de nutrientes, como vitamina D, B12, ferro, iodo, cálcio, ácidos graxos ômega-3 e zinco, porque proíbe a ingestão de alimentos de origem animal.

3. Dieta do Tipo Sanguíneo

Algumas diferentes dietas para diferentes tipos de corpo são personalizadas para tipos sanguíneos específicos, em que o plano alimentar é compatível com as necessidades dietéticas padrão do tipo sanguíneo. Por exemplo:

Tipo sanguíneo A devem evitar carne vermelha e escolher mais tofu, peru e frutas e, para perda de peso, selecionar principalmente frutos do mar, soja e vegetais.

Os do tipo B podem comer plantas e a maioria das fontes de carne, exceto frango e porco. E devem evitar milho, trigo, tomate e lentilhas.

Já os do tipo AB podem consumir tofu, frutos do mar, laticínios, feijão e grãos, mas devem evitar milho, feijão, carne bovina e frango.

Por fim, os do tipo O, são aconselhados a consumir alimentos ricos em proteínas e, para perda de peso, devem evitar laticínios e incluir carne vermelha, espinafre, brócolis e frutos do mar.

4. Dieta de Alimentos Crus

Como o nome sugere, esta dieta incentiva você a comer alimentos crus e não processados. Alimentos produzidos ou pasteurizados com quaisquer aditivos ou sintéticos são proibidos. Portanto, consome-se alimentos completamente orgânicos e à base de plantas.

O foco é criar uma onda de energia, diminuir a inflamação e minimizar a quantidade de carcinógenos dietéticos. Os seguidores desta dieta são categorizados como vegetarianos crus, veganos crus, carnívoros crus e onívoros crus.

5. Dietas com baixo teor de carboidratos

Esse tipo de dieta envolve restringir a ingestão diária de carboidratos para que seu corpo seja forçado a utilizar mais gorduras como combustível no lugar dos carboidratos como principal fonte de energia. Esta dieta é rica em proteínas e gorduras.

Benefícios incluem:

  • Útil na perda de peso. Mais peso pode ser perdido do que em dietas com baixo teor de gordura e com restrição de calorias, porque se pode chegar à cetose. Além disso, eles podem reduzir o apetite.
  • Pode reduzir a gordura da barriga perigosa em torno de órgãos.
  • Minimiza fatores de risco, como níveis de insulina, níveis de açúcar no sangue, níveis de colesterol, triglicerídeos sanguíneos e pressão arterial.

Desvantagens incluem:

  • Pode resultar em um aumento no colesterol LDL ruim.
  • Em casos extremamente raros, dietas com muito baixo teor de carboidratos podem resultar em cetoacidose não diabética, especialmente em mães lactantes, que pode ser fatal se não for tratada.

Espero que tenha ajudado a entender melhor as diferenças entre as dietas. Quer saber mais sobre dietas? Que tal esse post sobre a melhor dieta para ganho de massa muscular. Ou então esse outro específico sobre a Dieta Cetogênica. Temos tam

 

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.