Marie Kondo – a mágica da arrumação

Para quem não conhece, Marie Kondo é uma escritora japonesa especializada em organização. Para ela a organização e as coisa que você tem na sua casa precisam estar em harmonia com você e te trazer uma certa felicidade.

Em outras palavras, se o que você tem não te traz felicidade, então melhor descartar e fazer uma limpeza nos ambientes para renovar a energia e trazer mais leveza emocional e espiritual.

Marie Kondo tem apenas 38 anos, mas já escreveu 4 livros que foram traduzidos para os mais diversos idiomas e a tornaram famosa. Ela conta que tinha interesse pela organização desde criança, gostava de organizar as coisas enquanto os amiguinhos preferiam brincar.

Marie Kondo - a mágica da arrumação
Marie Kondo a mágica da organização – fonte: https://konmari.com/

 

Marie Kondo e o método KonMari

Além de 4 livros publicados, Marie Kondo também é famosa por sua série no Netflix, Ordem na Casa, nessa série ela visita a casa dos expectadores e os ajuda a manter apenas itens que trazem alegria.

O objetivo dela é trazer alegrias através da organização então ela ajuda as pessoas a se desfazerem de objetivos que os prendem para que possam então se libertar e ter a vida que realmente querem ter.

O método encoraja que você pense no seu estilo de vida ideal e use essa visão como inspiração para a organização e o descarte de coisas que não precisa mais.

Segundo Marie Kondo, devemos escolher o queremos que fique e não o que queremos descartar. Basicamente, depois de separar tudo que quer que fique, você deve descartar todos aqueles que não inspiraram alegria.

Ao invés de ir organizando cômodo a cômodo, Marie Kondo divide os objetos em categorias (roupas, livros, papelada, diversos etc.)  e encoraja a pessoa a revisar item a item se perguntando se aquilo traz ou não alegria.

Tenha em mente que cada pequena melhoria é uma fonte de alegria e prazer. Você consegue se lembrar da sensação de leveza que teve ao organizar algo que estava te deixando aflita?

A seguir, separamos aqui os 5 passos do método Marie Kondo para te inspirar, quem sabe você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

5 passos do método Marie Kondo – KonMari

Passo #1: Comprometa-se a arrumar

Infelizmente ainda não inventaram uma varinha mágica e ninguém aqui tem o nariz da Feiticeira então se comprometa com a arrumação e dedique algum tempo a isso.

O Método ™ KonMari não é uma solução mágica para um espaço bagunçado ou uma abordagem única então você vai precisar se comprometer a fazer e começar.

 

Passo # 2 – Imagine o seu estilo de vida Ideal

Comece pensando o que te traria mais paz e tranquilidade? Como as coisas estariam nesse cenário? Tente manter essa sensação de prazer que a organização e limpeza traz e com isso em mente faça um plano de ação realista e que você possa cumprir. Lembre-se que mais vale o feito que o perfeito e que fazer algo é sempre melhor que não fazer nada.

Além disso, cada passo, por menor que seja, te leva para mais perto do seu objetivo, então não perca o foco, não torne isso um fardo e não desanime.

 

Passo #3 – Descarte tudo que não te dá prazer

Sim! Como dissemos anteriormente o método consiste em separar o que te traz prazer e boas energias e se livrar do restante.

Isso mesmo! Todos nós temos um monte de roupas e muitas vezes passamos anos sem usar algumas, mas elas continuam lá, ocupando um espaço importante no guarda-roupa.

Nessa linha, você deve separar apenas as roupas que te fazem se sentir bem e te trazem coisas boas. O restante deve então ser doado ou descartado!

Por exemplo, você está guardando aquela calça skinny que já não serve em você, na esperança que caiba novamente. O problema é que, no momento, ela não só não te traz alegria como te faz sentir mal e triste toda vez que olha para ela. Entendeu? É hora de se desfazer!

 

Passo #4: Arrume por categoria, não por cômodo

O método KonMari orienta a separação dos itens que você tem de cada categoria de maneira que possa facilmente visualizá-los. Isso deve acontecer independentemente de onde eles estão guardados.

Em outras palavras, pegue todas aquelas canetas que você tem espalhadas pela casa. Aquele monte de papel que você guardou numa gavetinha na sala e mais aquele monte que está na escrivaninha do escritório.

Dessa forma, você vai poder realmente ter uma noção de tudo que tem e separar apenas os realmente importantes. Isso vai te economizar tempo guardando e classificando papeis e documentos que não servem para nada.

Passo #5: Siga a ordem correta

A ordem em que você arruma é crucial. De acordo com Marie Kondo, depois de muitas experiências com clientes, ela concluiu que a ordem pela qual se começa é crucial para o sucesso.

Comece sempre por roupas, livros, papéis, cozinha, banheiro, garagem e itens sentimentais – como dissemos, seguir essa ordem provou ser mais eficiente e eficaz.

Começando com roupas (relativamente fáceis) e terminando com itens sentimentais (desafiadores), você aprimora suas habilidades de tomada de decisão à medida que avança; no final, escolher o que manter vai parecer simples. 

Há outra razão pela qual as roupas vêm em primeiro lugar: completar essa categoria fornece prova tangível de seus esforços. 

Imagine ser recebida por suas roupas favoritas em um armário arrumado todas as manhãs! É ou não um grande incentivo para continuar?

À medida que você avança em cada categoria, sua energia e entusiasmo aumentam; você pode até ficar fisicamente cansada, mas livrar-se da desordem é muito revigorante.

Ao longo do processo, você ganha uma compreensão mais profunda do método – e de si mesma.

Esses foram os 5 passos do método KonMari. Esperamos que tenha gostado e coloque em prática. Que tal fica mais por aqui e ler nossa matéria sobre Vida Minimalista? Após aplicar o método Marie Kondo você vai se sentir pronta para dar o próximo passo…