Acima de tudo, os livros para crianças são concebidos para estimular o desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural das crianças.
Dessa forma, eles fornecem conteúdo que as crianças podem explorar e entender de uma forma divertida e lúdica. Além disso, por meio de ilustrações, ajuda com as crianças se imaginarem dentro da estória.
Nesse sentido, possuem palavras simples, mas de forma bem elaboradas, alguns possuem também seções de exercícios para a criança interagir com o material.
É importante que os livros apropriados sejam selecionados segundo a faixa etária e o comportamento da de cada criança.
Além disso, é importante que o livro aborde conteúdos interessantes e divertidos, como a fábula da formiga e da cigarra, ou a história de um menino, tendo sua vida por meio de suas escolhas.
Os livros de contos de fadas são clássicos para crianças de qualquer idade e ajudam a incentivar as crianças a se envolverem nas tarefas cotidianas, desenvolverem o pensamento crítico, a autoconfiança e a criatividade.
Livros divertidos para crianças maiores possuem conteúdos mais profundos, além da diversão a que as crianças estão acostumadas.
Entretanto, é importante conhecer os gostos e necessidades da criança para escolher o material certo. Livros de poesia também são uma ótima maneira de cultivar e construir vocabulário.
Veja como incentivar a leitura para crianças
1. Leituras Ativas: Invista em leituras ativas – comece lendo as histórias e tornando a leitura divertida. Tente construir narrativas, contar histórias e até rimar com seu filho!
2. Animação: Use recursos como figuras e brincadeiras para estimular e prender a atenção do seu filho.
3. Limite o tempo de leitura: não permita que seu filho passe mais de uma hora lendo um livro. Limite o tempo para que o interesse não diminua.
4. Escolha o livro certo: Recomendamos escolher livros infantis com conteúdo impresso, mas você também pode usar livros digitais.
5. Não exija demais: o objetivo não é dificultar a leitura do seu filho, mas incentivá-lo a entender e gostar de ler.
6. Pratique a escrita: muitos livros infantis incluem espaços onde os pequenos podem praticar suas habilidades de escrita e desenho.
7. Alimente a curiosidade: deixe seu filho navegar na biblioteca ou livraria e escolher os títulos que mais o interessam. Isso ajudará a aumentar o interesse e a conscientização.
8. Envolva-se: permita que seu filho compartilhe seus interesses. Assim que ele começar a ler, faça perguntas sobre o que ele está lendo para estimular o pensamento crítico.
Que benefícios as crianças obterão com a leitura de livros:
- Apoiar o desenvolvimento da linguagem e habilidades de aprendizagem.
- Estimular o pensamento criativo e a imaginação.
- Ampliar o conhecimento sobre o mundo, história e cultura.
- Aumentar o vocabulário.
- Aprender a ler melhor.
- Apoiar a criatividade e a autonomia.
- Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação.
- Desenvolver habilidades de tomada de decisão e valores pessoais.
- Aprender a pensar criticamente.
- Desenvolver respeito.
Dicas de livros para crianças
- Muito cansado e bem acordado – Susanne Strasser: Listado entre os livros infantis mais vendidos na Amazon, é indicado para crianças entre 1 e 4 anos, vai tornar a, hora de ir para a cama muito mais esperada pelos pequenos.
- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça – Washington Irving: Para crianças entre 9 e 12 anos, trata-se de um antigo conto de terror agora ganhou vida em uma versão moderna para crianças.
- O menino que aprendeu a Ver – Ruth Rocha: Esse livro é simplesmente maravilhoso! e deve ser leitura quase que obrigatória para as crianças em idade de alfabetização.
- O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry: Com idade sugerida acima de 8 anos, esse é um belo conto sobre amizade, amor e aventura, essa obra é tradicionalmente amada pelas crianças.
- O homem que amava caixas – Entre os livros mais bem avaliados da Amazon, conta como o amor pode ser demonstrado através das ações mais do que das palavras.
- As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain: A aventura e a imaginação de um jovem caçador de insetos de uma pequena cidade americana do século XIX, destinada a agradar as crianças.
- Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling: Para crianças acima de 12 anos, essa é a primeira parte da série que apresentou ao mundo uma nova Era de contos de magia, aventura e fantasia.
- As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis: Para crianças na faixa de 13 anos, essa é uma série de sete livros que explora as aventuras de um leão, uma cabra, um cavalo, um leopardo e muito mais.
- O Monstro que Adorava Ler – Um monstro encontra tenta comer um objeto que encontrou na floresta. A princípio não sente nada, mas isso vai mudar completamente a sua via.
- Charlie e a Fábrica de Chocolate – Roald Dahl: Uma história que explora a imaginação de um garotinho, Charlie Bucket, que consegue herdar uma fábrica de chocolate com a ajuda da devotada fada.
Considerações finais
Em síntese, na hora de escolher livros infantis, é importante que os pais se envolvam e avaliem a adequação do livro para a idade da criança, pois, além de enriquecer o mundo infantil com novos conhecimentos, um livro também ensina comportamentos, bom humor e socialização.
Os livros infantis devem ser variados: desde livros de aventuras, a livros de poesias, contos e livros que abordam diversos temas, como saúde, meio ambiente, de enorme importância no desenvolvimento emocional, intelectual e social da criança.
Além dos títulos de grandes autores renomados, como J. K. Rowling ou Dr Seuss, é interessante conhecer títulos de diferentes autores e de diversas origens culturais.
Por fim, invista tempo para ler para as crianças. Não se esqueça que as leituras partilhadas e os momentos passados com os seus filhos à volta do livro irão enriquecer a relação parental e a aprendizagem da criança.