A transição capilar é um procedimento de mudança de visual que consiste em um corte de cabelo feito para deixar o cabelo mais curto. Esse corte é feito gradativamente, criando camadas para suavizar a mudança entre os comprimentos. A técnica visa criar um meio entre cabelos longos e curtos, dando volume gradativamente, sem arriscar errar no corte.
Os profissionais de beleza têm conhecimento e habilidade para realizar transições capilares considerando as preferências da cliente, o tipo de cabelo, a personalidade e, principalmente, o estado do cabelo.
As camadas a serem executadas são avaliadas diante dessa situação, sendo possível realizar um corte sem causar muito estresse aos fios.
Como fazer a transição capilar
A transição capilar consiste em um processo de mudança do estilo do cabelo de um cabelo quimicamente tratado (química) para um cabelo sem química ou mesmo com crescimento natural. Para fazer a transição, você deve adotar alguns cuidados, como:
1. Limpeza dos cabelos:
É importante tomar cuidado para não lavar os cabelos com frequência, pois a lavagem excessiva leva ao ressecamento e ao desgaste da fibra capilar. Escolha um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e lave-o apenas duas vezes por semana. Durante cada lavagem, use apenas água morna e massageie bem a área da raiz para remover as impurezas.
2. Hidratação para Transição Capilar:
Após a limpeza dos cabelos, opte por uma hidratação profunda, pelo menos uma vez por semana. Escolha produtos específicos para cabelos secos, usando máscaras, finalizadores e condicionadores.
3. Alimentação saudável:
É fundamental se alimentar de forma saudável para ter cabelos mais fortes e saudáveis. A nutrição ideal para o cabelo envolve a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, como peixes, frutas e vegetais.
4. Use produtos livres de Sulfato:
É a melhor forma de cuidar dos fios quando se está em um momento de transição. Produtos sem sulfato previnem a desidratação dos cabelos e também são curingas porque, além de limpar, permitem tratamentos profundos.
5. Touca de dormir:
Pode parecer estranho para alguns, mas usar touca de dormir é ótimo para preservar o cabelo! Dessa forma, consegue-se um melhor acabamento de transição e mais segurança para o visual.
6. Cortes Progressivos:
Você terá que aderir à técnica do corte progressivo, para fazer com que os fios quimicamente tratados sejam retirados gradativamente e sempre mantendo uma divisão limpa das partes tratadas e não tratadas.
Seguindo essas recomendações, você conseguirá fazer uma transição capilar de sucesso e alcançar o resultado desejado. Muita paciência é o segredo para um processo de transição bem-sucedido.
Quais os benefícios da transição capilar
A transição capilar é um termo usado para descrever o processo de mudança de estilos de cabelo de liso para natural. Este processo tornou-se muito popular em todo o mundo, pois representa um processo psicológico de aceitação da aparência natural e pessoal.
A transição capilar traz benefícios significativos a curto e longo prazo
A curto prazo, a transição capilar permite que as mulheres experimentem uma ampla gama de estilos com seus cabelos naturais. Isso ajuda a aumentar a autoconfiança.
Pois as mulheres podem experimentar o que melhor se adapta ao seu rosto e por que certos produtos e estilos não funcionam para elas. Dá às mulheres mais coragem e motivação para experimentar e expressar sua beleza individual.
A longo prazo, a transição capilar também pode economizar dinheiro. Gasta-se menos dinheiro com tratamentos capilares como químicas e alisamentos, além de manter o cabelo saudável sem a necessidade de salões caros.
A transição capilar também se beneficia de uma abordagem mais saudável aos cuidados com os cabelos. Após a transição, as mulheres são aconselhadas a mudar para produtos mais naturais, usar tratamentos capilares menos agressivos e eficazes. A adesão a essas práticas pode levar a cabelos saudáveis e bonitos.
Considerações finais sobre a transição capilar
A transição capilar é um processo importante para quem deseja voltar a forma natural dos cabelos. É fundamental proteger seu cabelo contra danos e garantir que ele permaneça saudável durante a mudança. Não causa nenhum dano permanente ao cabelo e tende a levar de alguns meses a alguns anos para ser concluído.
O processo exige seguir uma rotina capilar rigorosa para garantir o máximo cuidado com os cabelos nessa fase, como o uso de hidratantes, chapinhas em baixa temperatura e deficatex para evitar o frizz.
Apesar de complicado, esse processo de transição capilar trará excelentes efeitos, resultando em cabelos muito mais bonitos, naturais e saudáveis.