Como consultar o CPF?

Escrito por Su para Webpostnews em

 

 

 

 

 

Infelizmente, no nosso país, ainda há muitas fraudes com os dados de muitos contribuintes. Seja por conta do cartão de crédito, empréstimo bancário sem o consentimento da pessoa ou por até mesmo falhas no processamento de dados. Por esse motivo, aprender a como consultar o CPF é essencial.

Embora ainda haja aquele pensamento de que é impossível clonar nossos dados, já que tomamos os devidos cuidados, é muito mais comum do que parece e, quando identificado cedo, é muito mais fácil de resolver.

Imagine a seguinte cena: digamos que seja uma pessoa com o score alto, aposentado e que, dificilmente, realiza consultas no seu CPF. Num certo dia, recebe a notificação de que possui uma dívida de 40 mil reais. Alguém fez um empréstimo no seu nome, mas quem?

Como consultar o CPF

Como consultar o CPF: qual a importância?

Bem, há inúmeros golpes existentes, inclusive feitos pelos próprios parentes, imaginando que nunca serão descobertos.

E, por esse motivo, aprender a como consultar o CPF com certa frequência é tão importante.

Como consultar o nome no Serasa?

Primeiro, antes de tudo, é necessário acessar o site do Serasa ou o aplicativo no seu celular. A consulta ao CPF é importante para que o consumidor possa avaliar a veracidade de seus cadastros e até mesmo a possibilidade de fraude ou uso indevido de cadastros de contribuintes individuais.

Usar o CPF para saber se você tem dívidas ou se seu nome está negativado é muito fácil e prático. Veja o passo a passo para consultar o CPF gratuitamente e sem nenhum mistério!

  1. Acesse o site da Serasa.
  2. Clique em Consultar CPF.
  3. Faça login se ainda não estiver registrado.
  4. Verifique seu e-mail.
  5. Digite seu CPF e senha.
  6. Clique em Meu CPF para criar uma consulta.

Além da avaliação de CPF, é possível verificar sua classificação de crédito na plataforma. O monitoramento de CPF também está disponível.

Esta excelente ferramenta de prevenção de fraude consegue até mesmo dizer quais empresas visualizaram seus documentos nos últimos meses.

As pesquisas são feitas por meio do próprio site da Serasa ou de aplicativos gratuitos disponíveis para os sistemas operacionais mais comuns no mercado.

Como consultar o meu CPF na Receita Federal?

Muito mais fácil do que o anterior, saber como consultar o CPF na Receita Federal é mais rápido e leva cerca de alguns minutos.

Com o seu documento em mãos, acesse o site da receita, preencha o campo do CPF, data de nascimento e confirme.  Em alguns poucos segundos, obterá a situação do seu documento.

Como os criminosos obtêm os dados?

Não existe proteção 100% contra o uso indevido de dados. Qualquer pessoa que queira obter dados tem facilidade, seja por meio de aplicativos ou por ligações telefônicas, passando-se por empresas conceituadas.

Os criminosos geralmente encontram seus dados na Internet, por exemplo, deixamos inúmeros vestígios na rede: dados de acesso a portais de e-mail e serviços de mensagens, banco online ou lojas diversas.

Quase todos os dias, os consumidores leem sobre vazamentos de dados em fóruns: informações como nomes de usuários, nomes reais e endereços de e-mail são roubados e colocados à venda – também na dark web.

Alguns golpistas ainda vasculham a lixeira em frente à sua casa. Em um piscar de olhos, os golpistas inseriram o seu nome em uma empresa de fornecimento de serviço. A data de nascimento e o endereço certo de entrega são pensados ​​rapidamente e eles fazem compras online em seu nome.

O que é uma identidade digital?

Em suma, essas são todas as opções e direitos do usuário individual e suas atividades na Internet. Portanto, existem todos os tipos de dados do usuário, por exemplo, dados de acesso nas áreas:

  • Comunicação (serviços de e-mail e mensagens como: Whatsapp e Skype, redes sociais como: Facebook, Instagram, etc.),
  • E-commerce (online banking, corretagem online, portais de vendas baseados na Internet de todos os tipos, como: eBay, Amazon, iTunes ou sistemas de reserva de voos, viagens, hotéis, aluguel de carros, etc.),
  • Informações específicas da ocupação (por exemplo, uso de um escritório doméstico para acessar recursos técnicos internos), Armazenamento em nuvem

No entanto, todas as outras informações relacionadas ao pagamento (em particular,  dados de cartão de crédito, endereços de pagamento e outros) também fazem parte dessa identidade digital.

Conclusões

Existem diferentes tipos de roubo de identidade, por esse motivo, saber como consultar o CPF é importante. Isso pode acarretar perdas financeiras e danos à reputação por meio do cyberbullying.

De qualquer forma, tudo o que for concebível deve ser feito para que tal ataque pareça quase que impossível. Se você já foi vítima de roubo de identidade, é necessário agir imediatamente.

Nesse contexto, deve-se buscar assessoria jurídica para serem tomadas todas as providências legais necessárias. Para essas e mais dicas de segurança, acesse as publicações do Web Post News.