PIS – Saiba como fazer o saque e consultar o valor

Escrito por Eder Costa para WebPostNews em

 

 

 

 

 

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício criado pelo governo federal que visa garantir o direito dos trabalhadores de acessar recursos próprios.

Estes recursos são depositados pela empresa na qual o trabalhador presta serviços. É possível para quem trabalhou por pelo menos 5 anos acessar o benefício PIS pasep.

Que deve ser usado para pagamentos de impostos, investimentos em ações da Bolsa de Valores ou na aquisição de algum item necessário.

O saque do PIS 2023 pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e alguns postos de atendimento de bancos conveniados como por exemplo pasep 2023 banco do brasil.

Para isso, é necessário comprovar o CPF. Apresentar o anexo correspondente de trabalho e trazer a carteira de trabalho com seu número de inscrição.

Detalhes que fazem parte do PIS

Os postos de atendimento possuem o horário específico para realização das operações relacionadas ao PIS.

Outra maneira de realizar o cadastro, o saque ou o acompanhamento do programa é acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal e se cadastrar.

No site, é possível encontrar informações sobre os últimos saques realizados e o saldo do PIS para cada trabalhador.

A consulta pode ser realizada diariamente, sem taxas e a análise é feita a partir do informado no cadastro.

Ainda assim, é preciso ir a uma agência da Caixa para realizar o saque. Também é possível baixar o aplicativo oficial da Caixa e na aba de serviços disponíveis consultar o saldo, e a data para saque do seu abono salarial.

Quem tem direito ao PIS 2023?

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa de transferência de renda do Governo Federal, destinado aos brasileiros que têm o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Mas que não exercem atividade remunerada registrada na Receita Federal. Essa modalidade de transferência de renda pretende aproximar os brasileiros com baixo poder aquisitivo da economia formal, permitindo que eles tenham acesso a melhores condições de vida.

Para ter direito ao PIS 2023, que será pago em dezembro de 2023, as pessoas deverão estar inscritas no Programa no ano de 2022.

O trabalhador inscrito também precisará ter, no mínimo, 30 dias de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre 1º de março de 2021 e 28 de fevereiro de 2022.

Por fim, a renda mensal tributável do trabalhador não pode exceder 2 salários mínimos.

É importante destacar que o PIS é um direito dos trabalhadores brasileiros, mas é preciso que o trabalhador cumpra os requisitos citados acima para ter direito ao benefício.

PIS Banco do Brasil 2023 | Como consultar o saldo e fazer saque

Para consultar o saldo ou fazer saque com o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), você deve acessar qualquer agência do Banco do Brasil pis.

Para consultar o saldo, acesse o caixa eletrônico e digite o número do PIS, que está impressa no seu cartão. Aparecerá na tela o saldo PIS pasep banco do brasil atualizado diariamente.

Se você deseja fazer saque do saldo PIS/PASEP, terá que emitir na agência do Banco do Brasil um talão de saque do PIS/PASEP.

Que pode ser usado para saques, transações de pagamento de tributos, associações à previdência social, além de outras operações como o banco do brasil pasep.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do pis Banco do Brasil, que funciona todos os dias, inclusive aos sábados, das 8h às 20h.

Considerações finais

A partir de 2021, todos os trabalhadores cadastrados no PIS-PASEP terão direito a seus créditos da Play Money, empréstimos facilitados.

Além de descontos especiais em financiamentos, incentivos governamentais para melhorar a qualidade de vida e muitas outras vantagens.

No ano de 2023, os recursos acumulados no PIS-PASEP serão contabilizados de forma diferente das anteriores.

Pois os novos acordos bancários permitirão aos trabalhadores esclarecimentos mais específicos sobre investimentos e projetos de financiamento.

Além disso, novas parcerias estão sendo trabalhadas para que as pessoas possam contar cada vez mais com investimentos seguros, de longo prazo e que sejam potencializadores do desenvolvimento econômico.

O governo também está apostando na digitalização dos processos envolvidos para facilitar o acesso dos trabalhadores ao programa.

Dessa forma, é esperado que qualquer cidadão brasileiro, com 18 anos ou mais, possa ter acesso ao seu PIS-PASEP sem grande esforço.

É importante lembrar que, para usufruir de todos os benefícios do programa, os trabalhadores precisam ler atentamente todas as informações disponibilizadas pelo governo e entender finamente quais são os seus direitos.

Somente assim é possível aproveitar e investir os recursos do PIS-PASEP da melhor forma possível para si próprio e para o desenvolvimento de nosso país.