Em primeiro lugar, todos nós desejam uma pele bonita, sem cravos, espinhas e oleosidade. Dessa forma, a hidratação é o passo mais importante para mantê-la tonificada, flexível e saudável. Mas como hidratá-la naturalmente?
Há etapas fundamentais para aderir, na hora de ter bons cuidados com o rosto. E talvez não saiba, mas a hidratação é um dos fatores mais importantes que afetam a beleza natural e é essencial para mantê-lo flexível e jovem.
Os agentes atmosféricos como o sol e a fumaça sobrecarregam a hidratação do rosto, que reduzem a formação de colágeno que nutre a pele em profundidade com o risco de torná-la mais opaca.
Pele bonita: Como cuidar da saúde do rosto?
Cada rosto é diferente e cada pele também. Para mantê-la radiante por muito tempo, há uma hidratação correta para cada tipo, além de cuidados especiais únicos.
Qual é o seu tipo?
- Normal – geralmente tem poros finos com brilho opaco e cores rosadas. Necessita de cuidados equilibrados que a preservem permanentemente de maneira natural e protegida.
- Oleosa – se mostra através do brilho e dos poros dilatados. Produz muito excesso de sebo e é tolerante a espinhas e cravos. O cuidado certo inclui, portanto, reduzir a produção de sebo, prevenir as impurezas e refinar a estrutura.
- Seca – precisa urgentemente de umidade. É bastante quebradiça e áspera. No inverno, muitas vezes tende a ter escamas secas e vermelhidão. Este tipo de precisa de cuidados ricos em vitaminas e hidratantes que a tornem elástica e flexível.
- Caso possua a zona T oleosa ou normal – testa, nariz e queixo. Aqui o equilíbrio natural deve ser regulado.
Encontre sua rotina individual de cuidados
Diferentes tipos de pele requerem cuidados diferentes. Além disso, também devemos ficar atentos a outros fatores para não estressá-la desnecessariamente.
Isso inclui banhos de sol, estresse, fumo, muitos doces e álcool. Eles contribuem significativamente para o fato de que a pele envelhece mais rápido.
No verão, ela precisa de cuidados diferentes dos dias frios de inverno. A série de cosméticos da sua farmácia tem todos os produtos em estoque, desde o fluido leve ao creme para pele mista e seca até a variante muito cara. Assim, é possível ajustar facilmente os cuidados dependendo da estação.
Cuidado hidratante para peles oleosas
Se a sua costuma parecer brilhante e tem maior produção de sebo, então tem um tipo de pele oleosa. Com este tipo é particularmente importante não cuidar excessivamente da pele.
Ou seja, não usar produtos agressivos para minimizar a produção de sebo. Isso resseca e começa a produzir mais sebo e óleo, pois parece que não há umidade suficiente.
Para cuidar completamente da sua pele oleosa, use produtos de cuidado sem sabão com um valor de pH neutro. No início de cada rotina de cuidados, lave o rosto com água morna. Depois disso, aplique um hidratante adequado.
Cuidado hidratante para pele seca
Hoje, existe uma crença generalizada em todo o mundo de que para ter a pele bonita é necessário umidade para conseguir o tão sonhado rosto suave e fresco.
Especialmente em mulheres de meia-idade, estabeleceu-se a ideia de que a aplicação diária ou repetida de cremes hidratantes é absolutamente indispensável para evitar pele seca.
Além dos cuidados diurnos e noturnos ricos em água, máscaras hidratantes, soros, ampolas ou tônicos faciais são usados regularmente, com a expectativa de que a pele fique macia, sedosa e fresca e as rugas sejam reduzidas. Existem até cremes ou géis.
Um creme hidratante com ácido hialurônico e glicerina é recomendado para a pele seca, transformando-a na tão esperada pele bonita.
O ácido hialurônico é um ingrediente ativo na pele que consegue absorver e armazenar até 1.000 vezes seu próprio peso em água. Em baixas concentrações, a glicerina também liga e hidrata.
Cuidado hidratante para pele sensível
Cada pele é tão diferente quanto a pessoa que está nela. Isto é especialmente verdadeiro para peles hipersensíveis, sensíveis e alérgicas.
Os respectivos ingredientes dos produtos de cuidado devem ser formulados de forma diferente. A sensível reage rapidamente a influências externas e, portanto, requer cuidados particularmente suaves e calmantes.
Isso vai desde a limpeza diária do rosto até cremes de dia protetores (com e sem proteção solar UV) e cuidados noturnos nutritivos e regeneradores.
Cuidado hidratante para pele mista
A mista é composta por dois tipos diferentes, mais frequentemente uma zona T oleosa e uma zona normal ou seca.
Nesse caso, é possível escolher os mesmos produtos para pele oleosa. A regra aqui é selecionar produtos livres de óleo. Se o resto estiver seca, você consegue aplicar um hidratante separado para peles sensíveis.
Evite cremes que contenham ácido salicílico, peróxido de benzoíla ou álcool, pois acabam ressecando muito. Além disso, escolha cremes com proteção UV para evitar mais erupções e riscos.
Por fim, ficou claro que para ter uma pele bonita é preciso ter certos cuidados! Gostou das nossas dicas? Que tal aproveitar para checar outras dicas de beleza, veja abaixo:
6 dicas para hidratar o cabelo ressecado
Cosméticos Veganos – a nova tendência