Hidratar o cabelo ressecado é uma dúvida muito comum. Por outro lado, as causas que levam à desidratação do cabelo são muitas e variadas. Vão desde as agressões atmosféricas ao cloro das piscinas.
Todos os fatores que levam à desidratação do cabelo, faz com que precisemos consertar a tempo, porque, a longo prazo, cabelos secos e quebradiços podem levar à queda.
Mas há boas notícias! Estamos falando de um dos problemas mais fáceis de resolver com uma forma totalmente natural com as dicas a seguir.
1 – Hidratar o cabelo ressecado com uma dieta rica em vitaminas e minerais
A nutrição adequada é certamente um dos remédios naturais mais eficazes para hidratar o cabelo ressecado e quebradiço.
É indicado comer muita fruta (como laranjas, limões, kiwis) e vegetais frescos (especialmente vegetais de folhas verdes como espinafre e brócolis), ricos em antioxidantes capazes de combater o estresse oxidativo, que pode danificar o cabelo ao longo do tempo.
Além disso, frutas e verduras são alimentos que contêm ferro, nutriente que ajuda a fortalecer o cabelo e estimula o seu crescimento.
Alimentos ricos em fibras, como arroz, aveia, centeio, também promovem a oxigenação do cabelo, graças principalmente ao ácido fólico e à vitamina B6.
Alimentos como peixes oleosos, frutas secas e legumes, então, podem remediar cabelos opacos e sem brilho, hidratando os cabelos de forma natural. Na verdade, eles contêm proteínas, úteis para nutrir e dar volume aos cabelos secos, e ômega 3, que combatem o couro cabeludo seco.
Em geral, entre as vitaminas para cabelos saudáveis, não podem ser excluídas da dieta as do complexo B, que regulam o metabolismo do folículo piloso e participam de outras funções importantes.
2 – Hidratar o cabelo ressecado com Óleo de rícino
O óleo de rícino é um remédio natural válido para cabelos secos, quebradiços e sem vida.
Para resumir, este óleo vegetal parece ter propriedades fortificantes para o nosso cabelo enfraquecido por tratamentos agressivos como descoloração ou progressiva, fora que contribui para a saúde do cabelo frágil e fino.
Como o óleo é caracterizado por uma alta viscosidade, é preferível misturar o óleo de rícino com outro óleo vegetal, como o de coco, antes de aplicar no cabelo. O mais recomendado é que seja uma vez por semana!
3 – Para Hidratar o cabelo ressecado, aprenda a lavá-los bem
A primeira regra a seguir para limitar a agressão do cabelo é não lavar com muita frequência (entre duas e três vezes por semana, dependendo da estrutura do fio).
Quanto mais espaçados os shampoos, menos sebo é eliminado e mais o cabelo fica hidratado. Os cabelos secos, por exemplo, não precisam ser lavados todos os dias (seu couro cabeludo produz naturalmente pouco sebo).
Após desembaraçar todo o cabelo, o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo em quantidade razoável. Não é necessário colocar shampoo nos comprimentos: ele deslizará naturalmente ao longo do cabelo ao enxaguar.
O objetivo é limpar o couro cabeludo (e o excesso de sebo que ele produziu): para isso, é aconselhável realizar movimentos circulares e delicados em toda a cabeça (sem esfregar o cabelo).
4 – Evite químicas e tinturas
Não adianta hidratar o cabelo ressecado, caso utilize mais de uma química em seu cabelo, o recomendado é que decida apenas por uma: seja progressiva ou tintura, mas jamais as duas.
Isso evitará o friz e os cabelos ficarão mais sedosos e alinhados. Para proporcionar hidratação e nutrição aos cabelos, uma vez por semana faça uma máscara noturna ou um banho com um óleo vegetal adequado.
Enrole o cabelo em uma touca de banho ou melhor ainda, em um lenço de seda para deixar o tratamento enquanto dorme. De manhã, o cabelo estará perfeitamente hidratado, nutrido e saudável.
5 – Entenda como funciona o seu cabelo
Para entender como hidratar o cabelo ressecado, é necessário primeiro saber mais sobre sua composição e como funcionam.
Nosso cabelo é composto por aproximadamente 95% de queratina, uma proteína insolúvel em água. Encontra-se tanto no interior do cabelo como na camada exterior que o envolve, a cutícula.
A cutícula, formada por escamas de queratina (células queratinizadas) e lipídios, ajuda a proteger o cabelo das agressões externas, nomeadamente ao reter a sua hidratação.
Se a cutícula estiver danificada, ela não conseguirá mais desempenhar sua função protetora. As escamas se abrem e se levantam, e o cabelo fica poroso, absorve facilmente a água, mas também a perde com muita facilidade.
[artigo-relacionado id={614} chamada={LEIA TAMBEM!} texto={} titulo={CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS COSMETICOS VEGANOS}]
6 – Evite certas situações
Para alguns, é algo difícil. Mas secadores de cabelo e modeladores também têm sua parcela de responsabilidade na quebra dos fios. Deixe-os secar naturalmente à noite.
Esqueça a chapinha por um tempo ou use um spray protetor de calor antes de usá-la e coloque-a na temperatura mais baixa.
Caso se exponha ao sol, proteja seus comprimentos dos raios UV. Na piscina, proteja-se do cloro! Sempre enxágue e lave após uma sessão de praia ou piscina. Lembre-se de enxaguar com água fria.
Gostou das recomendações para hidratar o cabelo ressecado? No blog, sempre compartilhamos dicas das mais variadas. Que tal conferir nossos outros Posts sobre Beleza?