O Score é uma forma de avaliação de crédito, que consiste em um determinado conjunto de dados e informações gerados por empresas especializadas em análise de crédito que visam determinar o comportamento financeiro do indivíduo.
Essas empresas coletam e analisam dados financeiros, disponíveis em várias fontes, como bancos, empresas de crédito e serviços de cobrança. Os dados gerados são atribuídos ao score de crédito de cada pessoa, que compreende uma série de informações, entre elas:
O histórico de pagamento de compromissos financeiros, como telefone, cartão de crédito e letras de financiamento. Limites de conta corrente de crédito. O número de contas de crédito e finanças detidas pelo indivíduo. O saldo devedor atual. Possíveis pedidos de conta ou empréstimo recusados.
Esses e outros dados constituem um arsenal de informações que permite aos bancos, sociedades de crédito e serviços de cobrança avaliar o perfil de risco das pessoas físicas. Em outras palavras, eles servem como uma ferramenta para determinar a situação financeira de cada pessoa, para ser possível definir seu nível de risco de crédito.
Por que as instituições levam o Score tão a sério
As instituições levam o Score tão a sério porque é uma ferramenta poderosa para avaliar o risco de crédito do cliente. Ele permite que as empresas tomem decisões de crédito informadas com base em dados claros e objetivos.
A pontuação de crédito é baseada em informações sobre o comportamento financeiro dos clientes, como histórico de pagamentos, limites de crédito e dívidas atuais. Também considera informações demográficas, como endereço, faixa etária, gênero e ocupação.
Essa pontuação ajuda as instituições financeiras a identificar o risco de inadimplência de um empréstimo ou empréstimo. Por outro lado, o consumidor tem a possibilidade de melhorar seu Score, começando a pagar suas contas em dia, quitando o saldo devedor e aumentando o limite de crédito.
Como o Score influencia no seu crédito
O Credit Score tem papel fundamental na concessão de crédito. É um cálculo baseado na análise do histórico de crédito do consumidor que indica a probabilidade de o cliente não conseguir honrar os compromissos assumidos.
O Credit Score é atualizado diariamente pelas agências de crédito e serve de base para a decisão de concessão de crédito por bancos, financeiras, administradoras de cartão de crédito, etc.
Basicamente, o Credit Score considera diversos fatores, como: montante do crédito, saldos em dia, atrasos de pagamento, inadimplência, etc. Assim, um Credit Score baixo pode indicar que o cliente possui um histórico de má gestão financeira, o que pode limitar ou mesmo prejudicar suas chances de obter financiamento.
Por outro lado, um Credit Score alto indica que o cliente tem um histórico sólido de pagamento e um bom controle de suas finanças, o que pode facilitar seu acesso ao crédito.
Como melhorar sua pontuação
1. Pague suas contas em dia: Todas as instituições financeiras que emitem cartões de crédito e solicitam empréstimos verificam seu histórico de pagamentos. Se você tem contas abertas, pagá-las e manter esse hábito é fundamental para conseguir um score alto.
2. Não se esqueça dos limites de crédito: ter altos limites de crédito pode fazer com que você compre coisas que não pode pagar. Portanto, limite seus gastos e altere seu limite de crédito para algo que você possa honrar.
3. Abasteça seu histórico de crédito: Ter um histórico de crédito de longa data ajuda a melhorar a pontuação. Portanto, mantenha suas contas em dia, abra mais contas bancárias ou solicite um pequeno empréstimo e pague as parcelas em dia.
4. Verifique suas informações de crédito: erros ou omissões em seu histórico de crédito podem afetar adversamente sua pontuação. Verifique periodicamente as informações que as agências de crédito têm sobre você para garantir que estejam corretas.
5. Evite pedir crédito intensamente: Algumas pessoas acreditam que abrir muitos cartões de crédito e pedir empréstimos pode melhorar o score, mas, na verdade, isso diminui seu score porque pode ser interpretado como uma necessidade desesperada de dinheiro.
Benefícios e vantagens de uma boa pontuação no Score
Um bom score de crédito traz inúmeros benefícios e vantagens para o consumidor. Dentre elas, destaca-se a possibilidade de obtenção de financiamentos e empréstimos ao melhor custo de juros, por ser considerado um cliente de maior risco. Outros benefícios são:
1 – Maior facilidade na obtenção de linhas de financiamento de veículos e imóveis, pois bancos e financeiras têm maior comodidade em concedê-los;
2 – Maior possibilidade de ter cartões de crédito pré-aprovados, de acordo com o score;
3 – Facilidade de adesão a programas de fidelização, assinaturas e serviços;
4 – Menos burocracia para renegociação de dívidas e transações bancárias em geral;
5 – Descontos em seguros e serviços de streaming;
6 – Menores taxas de juros sobre empréstimos e financiamentos;
7 – O temido SPC/Serasa pode conter informações atualizadas sobre o consumidor;
8 – Melhor aproveitamento ao utilizar os serviços de crédito, pois a chance de reprovação e taxas de financiamento serão menores.