Artesanato criativo para vender – Como lucrar com artesanato

Como fazer artesanato criativo para vender mais? Você Já parou para pensar em qual é o volume de vendas do mercado de artesanato?

Conforme o site do Sebrae, esse mercado movimenta aproximadamente 28 bilhões de reais por ano no Brasil, emprega 8 milhões de pessoas e cresce mais a cada dia. Tem pessoas fazendo até artesanato com garrafa pet. Legal, não é? Além de fazer algo interessante ajudamos o planeta:)

Ficou chocado? Eu também não imaginava que esse mercado artesão fosse tão grande.

Artesanato criativo para vender - Como lucrar com artesanato
Webpostnews.com

Por que fazer artesanato?

Você ainda tem dúvidas de que fazer artesanato criativo para vender pode te render um bom dinheiro?

O número de pessoas que procuram no artesanato uma maneira de desestressar, um hobby ou uma fonte adicional de renda é crescente.

Antes de mais nada, se você gosta de trabalhos manuais, sabe fazer alguma coisa interessante, por exemplo, artesanato em madeira ou mesmo que não saiba fazer, mas tem interesse em aprender, com certeza esse é um mercado onde você.

Muitas pessoas iniciam nesse mercado procurando por uma fonte adicional de renda e acabam por transformá-los em sua fonte principal.

O grande segredo para ter um negócio rentável é oferecer peças únicas e personalizadas para cada cliente, pois tem um valor agregado maior e consequentemente maior retorno financeiro. Por exemplo, está em alta trabalhar com artesanato sustentavel e artesanato de luxo.

Contudo, nem todo negócio de artesanato vai ser lucrativo, é preciso ter paciência e investir algum tempo pesquisando as tendências e o que o mercado está buscando.

Você precisa estar atento ao fato de que o valor cobrado precisa cobrir o tempo que você dedicou para fazê-lo bem como o material que teve que comprar.

Isso nos remete a pergunta de um milhão de dólares! Qual tipo de artesanato devo fazer para ganhar dinheiro?

Preparamos para você uma lista com os cinco tipos mais procurados de artesanato no ano de 2022.

Tricô e Crochê

Nessa linha eu recomendaria investir na criação de peças de enxoval para bebês.

Esse tipo de compra é o que os especialistas em marketing chamam de compra emocional. Se você tem filhos sabe do que estou falando!

Em suma, deixamos de comprar coisas para nós mesmo por acharmos que é caro, mas quando se trata de comprar coisas para nossos pequenos perdemos totalmente a razão.

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou uma roupinha minúscula por uma fortuna!

Portanto, é nesse mercado que você pode lucrar muito fazendo peças personalizadas para os pequenos.

Você pode, por exemplo, aprender a fazer Amigurumis lindos que podem decorar o quarto do bebê.

Existe uma infinidade de opções e cursos que podem te ajudar a começar nesse segmento

Cosméticos artesanais

A vida industrializada tem sido muito contestada ultimamente. Chegamos ao momento de refletir se queremos colocar tanta química em nosso corpo e quais são as consequências disso a curto e longo prazo.

Com isso, muitas pessoas têm se voltado ao natural, a utilização de produtos que sejam sustentáveis, produzidos de forma consciente e sem aditivos químicos tão prejudiciais à saúde.

Nessa linha, você pode produzir sabonetes artesanais com óleos essenciais, por exemplo. Cosméticos orgânicos também fazem muito sucesso. 

Uma amiga trocou o trabalho CLT pela fabricação de sabonetes artesanais com óleos essenciais de ótima qualidade.

Aprendeu tudo buscando na internet, desenvolveu uma marca, procurou por fornecedores de matéria prima confiáveis e hoje produz e vende sabonetes decorados maravilhosos.

Quando ela me contou que a renda com sabonetes já superou o salário que ela tinha antes fiquei surpresa. Não imaginava que uma pessoa pudesse ter tanto lucro com sabonetes.

Velas artesanais ou terapêuticas

Na mesma linha dos sabonetes artesanais aparecem as velas artesanais, são lindas e deixam o ambiente aconchegante e cheiroso.

Você pode pesquisar sobre como fazer velas e quais materiais utilizar sozinha.

Entretanto, atualmente a internet oferece inúmeras opções de cursos que já trazem tudo compilado de forma que você não precisa desperdiçar o seu tempo com pesquisas.

Fazer Laços e Tiaras

Voltando a questão inicial dos filhos, a fabricação de laços e tiaras pode ser muito simples e lucrativa também.

Você pode se especializar em fabricar laços para bebês e crianças pequenas. A maioria das mamães adora, tenho certeza de que você não vai ter dificuldade nas vendas.

Se você tem interesse nesse segmento eu indicaria o curso de Fábrica de Laços e Tiaras da Karyne Otto.

Esse treinamento é um dos mais procurados e tem ajudado muitas alunas realizar o sonho de produzir, vender e lucras com suas peças.

Fazer forminhas para doces

Esse também é um segmento que pode te ajudar a sair do vermelho.

Você já notou que a cada dia que passa a decoração das festas está cada vez mais elaborada? Seja um aniversário ou um casamento, as forminhas podem deixar qualquer mesa ainda mais bonita.

Pesquisando sobre esse item encontrei a Celia Oliveira que tem um canal no youtube onde ele ensina várias técnicas de como fazer forminhas maravilhosas. O nome do canal é “Canal Artesanato Efetivo”. Fale a pena conferir.

 

Concluindo, seja qual for a sua decisão ou opção não deixe para depois, escolha o que quer fazer e coloque a mão na massa.

Pode ser que você não acerte de primeira, mas só vai saber tentando.

Eu gosto muito de frases motivacionais e gostaria de fechar com uma que aprendi no livro do Paulo Vieira “Tem poder quem age”.

Espero que esse artigo tenha ajudado. Sucesso!

Webstory

Veja nosso webstory (história curta e animada) sobre esta matéria.

Artesanato criativo

Artesanato criativo

Conforme o site do Sebrae, esse mercado movimenta aproximadamente 28 bilhões de reais por ano no Brasil, emprega 8 milhões de pessoas e cresce mais a cada dia.

Atualizado em domingo, 4 de junho de 2023 às 17:21