Antes de mais nada, a prática de artesanato para idosos deve ser uma experiência divertida e de estímulo a criatividade.
Nesse sentido, deve permitir aos participantes desenvolver habilidades manuais, estimulação cognitiva, senso de iniciativa e realização. Associado aos bons momentos passados na companhia de outras pessoas, gera sentimentos de aceitação e valorização.
Os materiais utilizados nos artesanatos da terceira idade são inofensivos, para não causar lesões. Em geral, são materiais como: pedaços de lã, linhas, carretéis, revistas velhas, colas, pastas químicas, caixas de madeira, etc. o uso de técnicas de pintura, escultura ou desenho.
Por meio da produção de artesanato, os idosos criam objetos decorativos e também úteis para o seu dia a dia. Além disso, ganham também um hobby, pois fazer artesanato permite despertar a criatividade e a curiosidade, experimentando materiais que não são utilizados no dia a dia.
Ao se dedicarem ao trabalho, aprendem a lidar com níveis de dificuldade cada vez maiores, vivenciando novas experiências e fazendo com que sintam felizes e motivados.
Benefícios que os idosos ganham ao fazer artesanato
Um benefício importante do artesanato para os idosos é o aumento da autoestima, que é conquistado quando algo em que investiram tempo e dedicação resultou em um produto único e especial.
Além disso, o feedback positivo que o artesanato gera também produz sentimentos de satisfação e realização pessoal, pois os participantes criam um produto final com valor afetivo e simbólico.
Dessa forma, o artesanato também proporciona socialização à vida dos idosos, preparando-os para conhecer novas pessoas e adaptar-se a novas informações e situações. O grupo é um motivador para a criação, conversa, lembrança e intimidade.
Por isso, o artesanato para terceira idade é uma ótima atividade que auxilia na saúde mental e física, promove o bem-estar dos idosos e contribui para uma vida mais saudável.
Os idosos que se dedicam ao artesanato podem obter inúmeros benefícios. Estes incluem melhorias no equilíbrio, resistência, coordenação, memória e humor.
1. Artesanato Para Idosos Ajudam na Estimulação Cognitiva:
Sobretudo, o artesanato ajuda a estimular sua memória e capacidade cognitiva. Ao se envolver na atividade, os idosos são desafiados a se concentrar e lembrar de detalhes.
Dessa forma, além de aprender técnicas de trabalhos manuais que pode ajudar a combater o envelhecimento cognitivo associado à redução da função mental ao longo do tempo.
2. Benefícios do artesanato para a saúde mental dos idosos
O artesanato oferece um mecanismo útil para acalmar a mente dos idosos. O ato de criar algo do nada pode ser uma fonte de satisfação, um sentimento de realização e oportunidades de expressão artística que podem proporcionar uma satisfação pessoal positiva.
Além disso, o artesanato é um bom meio de atenuar o estresse, pois envolve trabalhos manuais e repetitivos que tendem a ter um efeito calmante.
3. Benefícios físicos com artesanato para idosos
O artesanato pode melhorar o equilíbrio, a resistência, a coordenação olho-mão e a flexibilidade. Ao mexer em materiais como tecidos, madeira e ferramentas, seu corpo pode se beneficiar de atividades leves que estimulam suas mãos. Isso ajudará a melhorar sua força, resistência e precisão.
4. Estimulando a criatividade:
Embora possa parecer complicado para algumas pessoas, tarefas manuais como artesanato podem ajudar a estimular sua criatividade. É importante que os idosos experimentem novas técnicas e materiais de forma criativa. Isso os ajudará a desenvolver o gosto pela criação de arte, em vez de apenas copiar o que você está fazendo.
Dicas para os idosos aprenderem artesanato
Para trazer boas informações que realmente ajudam os idosos no desenvolvimento de peças artesanais, veja a seguir nossas dicas.
[artigo-relacionado id={2500} chamada={Clique para ler o Artigo!} texto={Nesse artigo abordamos 10 benefícios do Crochê que você precisa conhecer} titulo={BENEFÍCIOS DO CROCHE}]
1. Procure cursos gratuitos de artesanato
Muitas vezes você pode encontrar oficinas de artesanato gratuitas em parques, bibliotecas públicas ou museus, ou até oficinas online. Esses cursos geralmente são oferecidos por especialistas e artesãos experientes, que ensinam técnicas básicas e mais avançadas para a produção de artigos e artesanato.
2. Use materiais fáceis de trabalhar
Para iniciantes, é recomendável usar materiais macios e fáceis de trabalhar, como papel, tecido e feltro. Também é interessante optar por técnicas simples como costura, pintura e bordado.
3. Invista em materiais de qualidade:
As pessoas que desejam praticar artesanato de qualidade devem investir em materiais de boa qualidade, como lã, tecidos e acessórios de boa qualidade. Assim, o resultado final será mais satisfatório.
4. Acompanhe cursos e tutoriais
Os tutoriais são vídeos didáticos que ensinam diversas técnicas artesanais. São ótimas dicas para começar e aprender as técnicas básicas.
5. Utilize instrumentos de corte adequados
Para maior precisão no corte de pequenos pedaços de tecido, papel ou feltro, recomenda-se o uso de tesouras e facas com lâmina bem fina.
6. Compartilhe seus trabalhos com outras pessoas
Por fim, quando os idosos produzem seus trabalhos, é interessante que eles compartilhem com outras pessoas, para estimular o interesse pelo artesanato. Essa troca de conhecimentos e experiências é importante para aprimorar cada vez mais o trabalho.